O progresso impressionante da empresa chinesa DeepSeek serve como um lembrete das incertezas persistentes na indústria de Inteligência Artificial (IA), conforme destaca Jim Reid, chefe de pesquisa macro global do Deutsche Bank.
Segundo Reid, o setor tecnológico de IA ainda está em seus estágios iniciais, tornando “praticamente impossível” prever seu desenvolvimento e o nível de competição que enfrentará.
Impacto das Restrições Tecnológicas Chinesas
Reid observa que o advento da DeepSeek se dá em um contexto de restrições que a China enfrenta em relação ao acesso a tecnologias-chave.
Portanto, isto aumenta o potencial para que as valuations (valor do ativo) estratosféricas das empresas tecnológicas dos EUA sejam questionadas. — Jim Reid, Chefe de pesquisa global macro do Deutsche Bank
Ele relembra que, no ano passado, as gigantes tecnológicas, conhecidas como “As 7 Magníficas”, sofreram perdas de até 18% em apenas um mês antes de se recuperarem e alcançarem recordes.
Apesar disso, Reid pondera que a liquidação naquela época estava relacionada a problemas macroeconômicos, enquanto a atual reflete desafios internos do setor, o que poderia abrir mais espaço para a expansão da DeepSeek.